Coordenadora da Defesa Civil de OC fala sobre a importância de verba recebida

21/01/2020 05h25 Silvana Maciel explica que a verba conquistada no valor de R$100 mil será utilizada para a aquisição de um veículo.
Redação - Luanna Machado *, Osvaldo Cruz - SP
Coordenadora da Defesa Civil de OC fala sobre a importância de verba recebida A Gerente Municipal de Contratos e Convênios, Cássia Andrea Lutz, o Capitão PM Braga, representante da Defesa Civil do Estado e a coordenadora local da Defesa Civil, a engenheira Silvana Maciel. (Foto: Cedida / Assessoria)

O município de Osvaldo Cruz, Martinópolis e Panorama, foram contemplados com recursos a serem investidos na Defesa Civil. O recurso no valor de R$ 100 mil, veio através de uma emenda do Deputado Mauro Bragato (PSDB) e será utilizado para a aquisição de um veículo para ajudar ainda mais nas ações.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias procurou Silvana Maciel, Engenheira Ambiental da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) do município, e também Coordenadora da Defesa Civil, para falar sobre o assunto. "Logo no começo do ano recebemos a notícia de que três municípios da nossa região seriam contemplados com recursos a serem investidos na Defesa Civil em equipamentos para melhor estruturar as defesas, onde Osvaldo Cruz foi um deles. Ficamos muito felizes e isso dá mais visibilidade para o nosso trabalho. Isso mostra que estamos sendo vistos, que nossas ações têm surtido resultado e o estado passa a nos olhar de maneira diferente.", disse.

A Engenheira, que fala com orgulho da conquista, também explicou para a reportagem de que forma pretende utilizar o veículo. "A vinda desse veículo chega para fortalecer ainda mais as nossas ações. Atualmente estamos trabalhando em ocorrências de chuva, mas logo estaremos atuando também em ocorrências de estiagem. O veículo será acoplado com um tanque de 500 litros d’agua onde por exemplo, em uma ocorrência em que o Corpo de Bombeiros está empenhado, trabalhando, a Defesa Civil com esse novo recurso poderá ir e antecipar, ajudando o trabalho do Bombeiro. Sem contar que com as chuvas, teremos uma estrutura maior para transportar mais Brigadistas, mais pessoas para levar mais equipamentos, lonas e o que for necessário para a ocorrência. O veículo vai contribuir de muitas maneiras para as nossas ações.".

Silvana Maciel, juntamente com membros da Defesa Civil, estiveram em São Paulo para assinar e viabilizar o convênio e, no máximo até abril tudo já estará formalizado. Sendo assim, no segundo semestre deste ano, o veículo estará disponível para atender de forma mais rápida a medida que a população necessite de apoio. "É uma grande conquista e foi uma surpresa pra nós, embora trabalhamos muito no intuito de melhorar a Defesa Civil, de nos estruturar cada vez mais. E por fim, quero lembrar que a Defesa Civil hoje é intersetorial, e vai além da Secretaria do Meio Ambiente. Contamos com o apoio da Assistência Social, do Departamento de Obras, Departamento de Trânsito, contamos também com o apoio da Saúde, da CDHU, tudo é um conjunto que nos fortalece. Então deixo o meu agradecimento a todos os envolvidos que trabalham incansavelmente em todas as ocorrências e também no sentido de prevenção.", finalizou.

 

 

Supervisão de Acally Toledo *

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular