Conselho Municipal de Meio Ambiente de Osvaldo Cruz realiza reuniões periódicas

13/10/2017 20h16 Reuniões tem a finalidade de discutir ações de sustentabilidade no município.
Redação - Kako de Oliveira, Osvaldo Cruz - SP
Conselho Municipal de Meio Ambiente de Osvaldo Cruz realiza reuniões periódicas Conselho Municipal de Meio Ambiente de Osvaldo Cruz.

O município de Osvaldo Cruz possui o Conselho Municipal de Meio Ambiente, coordenado pelos gestores ambientais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e composto por representantes de diversos setores da comunidade, realizando reuniões bimestrais para tratar de assuntos ambientais e de sustentabilidade.

Entre os assuntos discutidos pelos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, estão as questões relacionadas, por exemplo, com a poda de árvores, coleta seletiva, descarte de resíduos sólidos em locais impróprios, queimadas clandestinas em matas e beira de estradas, além da tradicional queima de lixo e folhas nos quintais das residências, além de uma atenção especial aos assuntos diretamente relacionados ao selo de classificação de município verde e azul.

Apenas na questão do selo de município verde e azul, são tratados assuntos relacionados a dez diretivas ambientais, cada diretiva é composta por dez ações, que totaliza cerca de 100 ações desenvolvidas durante o ano, tudo isso é assunto de interesse e tratados pelos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Osvaldo Cruz.

É importante contar também com os integrantes do Poder Legislativo, uma vez que são necessárias Leis que regulamentem as ações ambientais desenvolvidas no município.

Os integrantes do conselho trazem ideias para serem discutidas, eles são convidados para participar de ações como o plantio de árvores em áreas degradadas e de proteção ambiental, áreas de nascentes, mananciais e matas ciliares dos rios e riachos do município.

A rede municipal de educação também desenvolve um papel importante, trabalhando muito com es escolas, através de aulas de educação ambiental, uma forma de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência ambiental mais consistente e isso também é avaliado nas reuniões do conselho.

Um dos grandes problemas discutidos pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, passa também pelo descarte dos resíduos da construção civil no município, muitas vezes descartado de forma irregular, além de algumas ações importantes para a sustentabilidade no município, como, por exemplo, a substituição das lâmpadas mais antigas, por lâmpadas de led nos prédios públicos e logradouros municipais.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Osvaldo Cruz é composto por cerca de vinte membros, porém, com as ocupações diárias de cada uma, a maioria não participa das reuniões, por conta disso, foi acordado que para 2018, quando encerra o atual mandato, serão feitas algumas substituições dos membros, por pessoas mais engajadas e com mais disponibilidade, lembrando que a participação é de forma voluntária, uma vez que o conselho é um espaço importante para discutir e reivindicar as questões de interesse ambiental.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente também busca parceria para algumas ações ambientais específicas, como, por exemplo, a solta de alevinos nos rios do município e da região, a realização de palestras na escola de educação ambiental, no CCI e outras instituições, afinal, uma das atribuições do conselho é exatamente a de multiplicar as informações que reúne, levando para o maior número possível de pessoas.

E quem quiser fazer parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Osvaldo Cruz, deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para fazer o seu cadastro e vir fazer parte desse grupo de pessoas, realmente comprometidas com as questões ambientais e de sustentabilidade.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular