Conhecer para Proteger: projeto mobiliza contra maus tratos a animais e promove a posse responsável

08/11/2018 05h37 Mobilização ocorre nas redes sociais e na comunidade, pela posse responsável de cães e gatos.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
Conhecer para Proteger: projeto mobiliza contra maus tratos a animais e promove a posse responsável .

Foi lançado na última semana o projeto "Conhecer para Proteger". A iniciativa promove informação e iniciativas contra os maus tratos a animais e sua posse responsável. A mobilização acontece nas redes sociais, escolas e deve ganhar outros espaços.

A ação envolve profissionais veterinários, protetores independentes da causa animal, Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca de Adamantina.

Além da mobilização contra os maus tratos a animais e sua posse responsável, o programa também busca alertar e orientar a comunidade sobre doenças mais frequentes e cuidados básicos com os animais, e o foco de sensibilização envolve as crianças.

Segundo os organizadores, crianças conscientes se tornam adultos responsáveis. Nesse contexto, acreditam que as informações recebidas pelas crianças serão repassadas para a família, criando uma teia consciente das responsabilidades para com os animais. "Trata-se de educar na cidadania", destacam.

Campanha nas redes sociais

O público pode participar da campanha "Conhecer para Proteger" enviando vídeo ou fotografia ao lado de um animalzinho de estimação dizendo seu nome e a cidade onde você está. No caso de vídeo, é pedido que se observe o limite de 15 segundos para dar o recado e convencer as pessoas sobre a importância de se ter um bichinho de estimação. Os vídeos e fotos devem ser enviados para o e-mail conhecerparaproteger@hotmail.com, e depois de aprovados pelos organizadores, serão publicados no Instagram da campanha (acesse aqui).

Cartilha "Conhecer para Proteger"

Ainda de acordo com os organizadores do projeto, a partir deste mês de novembro as crianças e jovens de Adamantina têm à sua disposição uma cartilha com orientações sobre cuidados relacionados à saúde, alimentação e bem-estar de cães e gatos. A cartilha, que faz parte do projeto "Conhecer para Proteger".

Produzida com a coordenação de psicólogos e veterinários, com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, a cartilha traz um guia para a guarda responsável. O lançamento do material ocorreu semana passada no Fórum de Adamantina, na presença de professores das escolas públicas e particulares.

Segundo os organizadores, o objetivo da publicação é orientar e sensibilizar os proprietários de animais domésticos, bem como a população de um modo em geral sobre o que é uma guarda responsável e, assim, promover o bem-estar animal e diminuir problemas relacionados à saúde pública.

Foram confeccionados, inicialmente, 500 exemplares da cartilha, que serão distribuídos gratuitamente nas escolas e na comunidade por meio de programas educativos.

Feira de adoção

Outra iniciativa já anunciada pelos organizadores do projeto "Conhecer para Proteger" é feira de adoção, que vai acontecer dia 24 de novembro na Praça Élio Micheloni. O evento terá início às 10h.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular