Caso de Gripe H1N1 na região deixa setor de saúde de Osvaldo Cruz em alerta

13/12/2018 05h58 Apesar de não haver registro concreto da doença na cidade, existem notificações e o vírus circulante.
Redação - Kako de Oliveira, Osvaldo Cruz - SP
Caso de Gripe H1N1 na região deixa setor de saúde de Osvaldo Cruz em alerta .

O registro de um caso de Gripe H1N1 nos últimos dias na região, na cidade de Tupã, fez acender luz de alerta nos demais municípios e as providências preventivas voltam a serem lembradas.

Em entrevista para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, Camila Rodrigues da Silva, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, órgão ligado ao setor de saúde do município, disse que apesar de não haver registro de casos no município nesse momento, é importante lembrar que existem casos registrados na região e ainda há o vírus circulante no estado, o que reforça a necessidade das medidas de prevenção. "Tivemos dois casos confirmados esse ano, um registrado em maio e outro em junho. No momento não há nenhum caso da doença em Osvaldo Cruz, mas há notificações na cidade com um caso suspeito a espera de confirmação, porém, apesar do paciente ter passado por aqui, ele reside em outro município", disse.

Esses casos, segundo a enfermeira Camila Silva, indicam que existe o vírus circulante no na cidade, o que reforça a necessidade da adoção das medidas de prevenção, lembrando que a transmissão da Gripe H1N1 é feita de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias e em forma de gotículas.

As principais medidas preventivas são relacionadas à higiene, onde deve se evitar compartilhar talheres, copos, alimentos e objetos de uso pessoal. "Evitar espirrar sem antes cobrir a boca e o nariz com lenço de papel e não se esquecer da lavagem das mãos frequentemente com água e sabão, principalmente depois que se tosse ou espirra e utilizar álcool gel, como forma de higienização das mãos. Procurar manter sempre os ambientes limpos, bem ventilados e evitar ainda aglomeração de pessoas em lugares fechados, agindo dessa forma se pode evitar a contaminação pelo vírus da Gripe H1N1.", finalizou a Camila Silva.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular