Campanha de atualização da Carteira de Vacinação começa em Agosto

19/07/2018 05h56 O dia D da campanha está marcado para sábado, dia 18.
Redação - Nataly Gandolfi, Osvaldo Cruz - SP
Campanha de atualização da Carteira de Vacinação começa em Agosto .

A Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz vai, a partir do dia 06 de agosto de 2018, iniciar a campanha de atualização da carteira de vacinação. O objetivo é atualizar as vacinas de crianças e adultos de até 49 anos. A campanha se encerra no dia 31.

O intuito é reforçar a mobilização em cima das vacinas de sarampo e poliomielite em crianças de 1 a 4 anos. "Em 2016 tivemos a eliminação do sarampo no Brasil, porém, desde o ano passado, o vírus vem circulando em alguns Estados, inclusive no Estado de São Paulo. Nesse ano de 2018 tiveram 28 suspeitas e um caso confirmado.", explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, Camila Silva.

Além disso, a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) - que deve ser aplicada em duas doses para o público de idade entre 1 e 29 anos, ou uma dose para a população de 30 a 49 anos - estará disponível nos postos para aqueles que precisam regularizar a carteira de vacinação.

É válido lembrar que as vacinas são extremamente importantes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 312 municípios do Brasil estão com cobertura abaixo de 50% da vacinação de poliomielite e o sarampo, uma doença erradicada no País, reapareceu. Camila Silva reforça esta informação lembrando que a vacinação é a medida mais segura e eficaz na prevenção de doenças.

A enfermeira destacou também, que apesar da campanha ter início em agosto, se alguém tiver dúvidas sobre a atualização da carteira de vacinação, basta procurar o posto de saúde mais perto da sua residência "Apesar da campanha começar em agosto, as pessoas já podem estar procurando uma unidade de saúde com a sua carteira de vacinação para verificar se está tudo em dia. Estamos sempre trabalhando pela atualização das vacinas da população.", finalizou Camila Silva.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular