Bombeiros já atendem em média 10 ocorrências de queimada por semana em Tupã

21/05/2020 06h00 O período de tempo seco já está chegando e com isso o Corpo de Bombeiros já começa a atender mais ocorrências de queimadas.
Redação - Acally Toledo - Informações: Tupã City, Tupã - SP
Bombeiros já atendem em média 10 ocorrências de queimada por semana em Tupã .

O período de tempo seco e temperaturas mais amenas está chegando e com isso o Corpo de Bombeiros já começa a atender mais ocorrências de queimadas, sejam elas propositais ou acidentais.

Em entrevista ao Tupacity.com, o comandante do Corpo de Bombeiros de Tupã, Roberto dos Santos, informou que em média, a corporação tem atendido cerca de duas ocorrências de queimadas por dia semanalmente e que a tendência é aumentar.

"A primeira questão a que devemos nos atentar é a proteção da vida. Existe o risco para quem mora nas proximidades, principalmente nas áreas rurais, além do risco para os animais, que muitas vezes, quando há queimadas de grande proporção, não conseguem fugir e acabam mortos ou machucados pelo fogo", destacou.

O tenente também frisou que o empreendido em apagar queimadas, interfere em outras ocorrências de resgate. "Isso toma tempo da equipe, demora para finalizar a ocorrência e pode implicar prejuízo a outras ocorrências. É claro que não colocamos todas as nossas equipes em ocorrências de incêndio, o que depende da proporção, justamente para deixar outra equipe à disposição para atendimento de outras ocorrências. O que acontece é que o caminhão de incêndio estando empenhado, é um equipamento a menos para atendimento de outra ocorrência", explicou.

"Naturalmente, se houver ocorrência de maior gravidade, daremos preferência. Mas existe o tempo gasto até que a equipe se reúna, saia do local e se desloque a outra ocorrência", acrescentou.

Vale lembrar que a função do Corpo de Bombeiros é combater os incêndios, No caso de denúncias, a população deve entrar em contato com a Polícia Civil, Ambiental ou Militar.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Tupã orientou a população com relação às queimadas. "Muitas vezes um incêndio inocente pode se transformar numa catástrofe. Principalmente nesta época do ano, dependendo do vento e do ar seco, o fogo se propaga e pode fugir do controle. Então às vezes um fogo baixo, para fazer limpeza de um terreno, pode tomar proporções muito grandes e colocar as pessoas em risco. Tem também a questão da poluição ambiental e do prejuízo da fumaça a quem tem problema respiratório, principalmente", concluiu.

Cabe destacar que outra prática que aparentemente é inocente, mas que pode gerar incêndios, é o descarte incorreto de bitucas de cigarro, que pode causar grandes incêndios.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular