Alunos de Técnico em Química da Etec Amim Jundi desenvolvem canudo biodegradável comestível

09/05/2019 04h49 A reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi até a escola conferir o trabalho dos alunos.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Alunos de Técnico em Química da Etec Amim Jundi desenvolvem canudo biodegradável comestível Da esquerda para a direita: Prof. Edelma, Ariane, Aline e Alex. (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Acally Toledo)

Os alunos Aline Cristiane Molena, Alex Aparecido Vidotto e Ariane Guerra, do IV módulo do Curso Técnico em Química, da Etec Amim Jundi de Osvaldo Cruz, orientados pela professora Edelma Alencar Lima Jacob, estão desenvolvendo na disciplina de Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, um canudo biodegradável e comestível, a partir de polissacarídeos naturais.

A pesquisa teve início no III Módulo do curso, na disciplina de Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a partir da preocupação dos alunos com a poluição ambiental. 

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi até a Etec Amim Jundi e conversou com os alunos e com a professora orientadora sobre esse trabalho inovador.

A professora orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso, Edelma Alencar Lima Jacob, falou para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre como foi sua reação quando os alunos chegaram com o tema escolhido. "Quando eles estavam no terceiro módulo do curso, na disciplina de planejamento de TCC, desde o início eles disseram que queriam fazer algo na área ambiental, pedi pra que eles pesquisassem algo que fosse inovador e eles chegaram falando que queriam fazer um canudo biodegradável comestível. Eu fiquei preocupada no começo, porque o ‘comestível’ restringe a questão dos reagentes que vamos utilizar, não é qualquer produto que pode ser digerido, mas disse que nós iríamos fazer. Orientei pra que eles pesquisassem, fossem atrás de referência e esse também foi um problema, porque não encontramos muito material de referência sobre o assunto. Nesse semestre, que foi de conteúdo prático, eles vieram com várias formulações diferentes, começamos a testar e os primeiros testes não deram certo. Ficamos um pouco entediados porque não estava dando resultado, mas não desistimos e um dia nós chegamos em um resultado razoável. A partir daí eles começaram a aprimorar e agora nós podemos dizer que eles conseguiram desenvolver o canudo biodegradável comestível.", comemorou.

A professora Edelma Alencar Lima Jacob destacou que é muito gratificante ver a evolução alcançada pelos alunos. "Fico muito orgulhosa, porque desde o primeiro momento eu disse que eles seriam capazes, basta querer. Com muito trabalho, perseverança e foco a gente consegue o que quer. Eles pesquisaram, leram, buscaram informações, juntaram toda essa bagagem e conseguiram realizar o que eles queriam, então para nós, como professores, é extremamente gratificante ver essa evolução nos nossos alunos.", finalizou.

O aluno Alex Aparecido Vidotto, também conversou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre o desenvolvimento do trabalho. "Nós sempre fizemos o grupo de laboratório juntos e decidimos que queríamos fazer o TCC juntos, aí conversamos sobre vários temas e chegamos na conclusão de fazer esse canudo biodegradável comestível. Iniciamos vários testes e pesquisas e com os erros nós fomos aprimorando cada vez mais, testamos vários produtos até que chegamos no resultado esperado.", disse.

Aline Cristiane Molena, uma das alunas integrantes do grupo de jovens inovadores, disse que muitas pessoas não acreditaram que seria possível o desenvolvimento do trabalho. "Nós pesquisamos muito, muito mesmo e quando finalmente chegamos no resultado esperado foi uma alegria muito grande. Nós vimos que era possível, mesmo com muitas pessoas não acreditando no nosso trabalho, rindo e fazendo piadas sobre o nosso tema. Então quando vimos que tínhamos conseguido chegar no formato do canudo, nós ficamos extremamente felizes, a sensação é inexplicável. Embora tenha a apresentação do TCC, estamos seguros do que realizamos até aqui e temos certeza que vai dar tudo certo", destacou.

A aluna Ariane Guerra, disse para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias que a preocupação com o meio ambiente e com o futuro fez com que eles pesquisassem e optassem por esse tema.  "Quando surgiu a ideia nós pensamos que ia ser algo para o futuro. Conversamos e decidimos que iríamos fazer, que ia dar certo, que íamos patentear. Agora que conseguimos chegar nessa etapa, conseguimos chegar no formato de canudo, temos a expectativa de expandir sim. Seria maravilhoso essa ideia sair de Osvaldo Cruz para o Brasil, ou até mesmo para o mundo. Nós sempre questionamos essa ideia de preservação do meio ambiente, do que podemos fazer hoje para dar resultado no nosso futuro. Dando tudo certo a gente vai poder proporcionar um futuro melhor para todos. Essa é a nossa ideia.", finalizou. 

O projeto está em fase de aprimoramento e demonstra resultados muito positivos. O TCC dos alunos deve ser apresentado para a banca de avaliação entre os meses de junho e julho.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular