Alerta: chocolate provoca intoxicação grave em cães e gatos

29/03/2018 13h23 Substância presente no chocolate pode levar à intoxicação grave de cães e gatos.
Redação - Portal Metrópole de Notícias - Colaboração: Siga Mais, Osvaldo Cruz - SP
Alerta: chocolate provoca intoxicação grave em cães e gatos Consumo de chocolate por cães e gatos pode provocar intoxicação grave.

Uma das atrações da Páscoa é o ovo de chocolate. Mas o que é uma febre de consumo entre os humanos não pode ficar ao alcance de cães e gatos, sob risco de intoxicação grave. O alerta é do médico veterinário Luís Paulo Ponte Rigoleto, da CEMEV (Centro de Especialidades em Medicina Veterinária).

Pra quem não sabe, o chocolate contém uma substância chamada teobromina, presente no cacau. A teobromina é da família da cafeína. Assim, se cães e gatos ingerirem chocolate, correm o risco de contraírem intoxicação grave. Por isso é importante redobrar os cuidados nessa época do ano.

O Dr. Luís Paulo explica que o chocolate não é metabolizado pelo organismo do cão e do gato pela ausência de enzima, onde acaba intoxicando e agindo como veneno no animal.  

O médico veterinário da CEMEV diz que o chocolate consumido em grande quantidade por cães e gatos pode provocar vômitos, sangramentos e alterações cardíacas, que podem levar os bichinhos de estimação à morte.

"A recomendação é que toda a família, já que os animais ficam pedindo, dêem um petisco que eles já estão acostumados e são próprios pra eles, como bifinhos e palitinhos. Assim, os pets são enganados e ficam satisfeitos e o mais importante, com saúde. A medida visa preservar a saúde e a vida desses animais", explica o médico veterinário Luís Paulo Ponte Rigoleto.

Alerta de intoxicação e outros riscos

Segundo pesquisas, quanto mais cacau houver na composição do chocolate, maior vai ser a quantidade da substância teobromina, que pode causar intoxicação grave em cães em gatos.

Um fator agravante, é que a teobromina fica presente por 24 horas no organismo, e isso dificulta o início do tratamento. Eles explicam que não há um antídoto específico para ser ministrado nos pets, e muitos casos exigem observação e internação.

Como reações mais comuns decorrentes do consumo de chocolates, os animais apresentam gastroenterite, vômito, diarreia, tremores, hipertermia e convulsão. Além de beber bastante água e urinar bastante, os pets podem ter arritmia cardíaca. Ao observar esses sinais, a recomendação é procurar socorro veterinário.

Alimentos específicos para pets

Quem quiser presentear cães e gatos com petiscos e guloseimas especiais, há produtos desenvolvidos exclusivamente para esses animais, produzidos com ingredientes que não afetam a saúde dos pets, em dosagens balanceadas e aprovadas pelo Ministério da Agricultura e demais organismos que fiscalizam a saúde animais.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular