Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno

17/08/2018 05h43 Instituído no ano passado no Brasil, o mês celebra o leite materno como o melhor alimento para a saúde dos bebês.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno Banco de Leite Humano Regional

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, que aconteceu no ano passado, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu por meio da lei número 13.435, o Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno.

Desde então, agosto é mês do ano dedicado a informações, debates e ações para conscientização de mães, família e a população em geral sobre a importância deste alimento nos primeiros anos de vida do bebê.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que o aleitamento materno deve acontecer desde a sala de parto, exclusivo e em livre demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais, porém em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente.

Apesar de ser comprovadamente rico em nutrientes essenciais às crianças, e o Brasil ser referência mundial em aleitamento materno desde o ano passado, atualmente, somente 41% dos bebês mamam até os 6 meses de idade, segundo o Ministério da Saúde. 

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade que a criança precisa e garante o melhor crescimento e desenvolvimento, já que se trata de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação - inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite - e traz proteção contra doenças alérgicas e infecciosas.

 

Banco de Leite de Osvaldo Cruz

Banco de Leite Humano Regional "Simone Cristina Turra Luccin" de Osvaldo Cruz atende toda a região e no momento está com apenas 4 doadoras. Este é um numero baixo, porém para o momento, o banco fornece leite somente para a Santa Casa da cidade.

Caso apareça alguma residência, com esta quantidade de doadoras, não será suficiente.

Para as mães que se interessarem em doar leite para o banco de Osvaldo Cruz basta comparecer na sede do banco e retirar o pote de doação.  

A responsável pelo Banco de Leite Materno de Osvaldo Cruz, Camila Silva, lembra que não é o frasco inteiro e sim a quantidade que sair do seio, senão o leite é perdido.

O funcionamento do Banco de Leite Humano Regional "Simone Cristina Turra Luccin" acontece das 7h às 13h, no prédio ao lado do Centro de Pediatria Dr. Tavares que fica na R. João Caliman, no bairro Promorar.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular