'Foi uma gestão que conseguiu desenvolver o Município', avalia prefeito de Parapuã

10/08/2020 05h58 Aos 60 anos de idade Gilmar Martin Martins está no quarto ano como prefeito de Parapuã, sua primeira experiência em cargo político. O empresário foi eleito em 2016 com 58,4% dos votos válidos.
Redação - Acally Toledo - Informações: Grupo Impacto, Parapuã - SP
'Foi uma gestão que conseguiu desenvolver o Município', avalia prefeito de Parapuã O prefeito de Parapuã, Gilmar Martin Martins (PL), é o segundo na série de entrevistas do IMPACTO ‘Fechando Ciclos’. (Foto: Gustavo Castellon / GRUPO IMPACTO)

Cidade com cerca de 11 mil habitantes, Parapuã é administrada atualmente por Gilmar Martin Martins (PL). Ancorado na imagem de gestor rigoroso e honesto, o prefeito é bem avaliado pela população, segundo recentes pesquisas de opinião pública, o que deve levá-lo a buscar mais quatro anos de mandato (declaração ainda não feita publicamente).

Um dos motivos pela boa aceitação dos parapuenses é a resolução de problemas que se arrastavam há anos na cidade. Gilmar divulga que foram 16 grandes obras entregues em seu mandato, que vão desde o salão do Parapuã Piscina Clube – fechado há mais de 10 anos – e o buracão da avenida São Paulo que interditava parte da via desde 2013.

"Os desafios eram solucionar os problemas de nossa cidade. Se não tivéssemos conseguido seriamos considerados uma administração desastrosa, por isso faço uma avaliação muito boa. Foi uma gestão que conseguiu desenvolver o Município", destacou o gestor municipal ao IMPACTO.

IMPACTO – A vida é feita de ciclos e no fim do ano se encerra mais um, o atual mandato de prefeito. Qual avaliação faz?

Gilmar – Apenas recentemente parei para pensar sobre isso. Pensar neste período de três anos e sete meses de muito trabalho. Quando assumi tinha uma outra visão da gestão pública, e mesmo vivenciando que os problemas não são solucionados na velocidade que gostaríamos, faço uma avaliação positiva do nosso mandato. Conseguimos resolver inúmeros problemas do Município, como, por exemplo, o buracão da Avenida São Paulo e o Parapuã Piscina Clube, que estava há anos interditado. Os desafios eram solucionar os problemas. Se não tivéssemos conseguido seríamos considerados uma administração desastrosa, por isso faço uma avaliação muito boa. Foi uma gestão que conseguiu desenvolver o Município. O que a população esperava de mim, como prefeito, consegui cumprir. Na campanha não prometemos nada, apenas garantimos empenho. E com apoio de deputados e governadores conseguimos desempenhar a contento este mandato.

IMPACTO – A sua experiência como administrador de empresas colaborou para o desenvolvimento de sua gestão?

Gilmar – Esse tem que ser o diferencial. Um prefeito tem que ter o mínimo de noção de administração. No atual cenário é essencial ter este conhecimento. São altos os recursos oriundos dos impostos pagos pela população, que devem ser revertidos para o bem comum. Sempre gostei desta área, de gestão, o que me ajudou nesta etapa como prefeito. Há muita burocracia, demora-se para concretizar projetos. Até conseguir o recurso e aplicar na prática demanda muito tempo. A burocracia impede que o serviço público seja rápido, por isso ter conhecimento em administração se faz necessário para o desenvolvimento das ações que melhoram a vida da população.

IMPACTO – Ainda em muitas cidades os desejos individuais da população se sobressaem sobre as ações que visam a coletividade. Como é lidar com estes interesses?

Gilmar – Vem mudando bastante em Parapuã esses posicionamentos, até pela forma que estamos fazendo gestão, uma política voltada ao coletivo. Os recursos públicos devem ser distribuídos em projetos que atendam a coletividade, por isso é essencial a mudança de postura por parte da população. E os gestores devem dar o exemplo, pois muitos munícipes estavam acostumados em terem seus anseios individuais atendidos pelos políticos. Devemos deixar o lado pessoal, as convicções pessoais, para pensar no todo, para que haja união em prol do desenvolvimento. Acredito que estamos contribuindo para este processo de mudança, sem perseguições políticas. Esta antiga prática é ruim para o Município, torna a política agressiva. E trabalhamos ao contrário, no sentido de unir, uma gestão que colabora para a unidade.

IMPACTO – Se declara pré-candidato à reeleição? Qual a perspectiva para as eleições deste ano?

Gilmar – É um momento difícil, nossa solidariedade a todos que de alguma forma foram afetados por esta pandemia. A Prefeitura trabalha para, pelo menos, minimizar as consequências deste vírus em nossa cidade. E as incertezas deste momento também atingem a política. Não sabemos como será a campanha deste ano, como será desenvolvido o trabalho para que a população conheça as ideias dos postulantes aos cargos no Executivo e no Legislativo. Estamos montando um grupo de pré-candidatos a vereador que tenha comprometimento com a cidade, com o coletivo que falamos anteriormente. Ainda não me declaro pré-candidato, mas fico feliz em sentir o desejo da população para que eu continue este trabalho. Isso demostra que conseguimos atender os anseios dos parapuenses, resolvendo muitos problemas, obras paradas e fazendo uma gestão séria e comprometida com o recurso público. Desde o início do mandato entregamos 16 grandes obras, uma média de quatro por ano. Ficará marcado na história de Parapuã!

IMPACTO – Durante o seu mandato trabalhou não apenas para resolver os problemas da sua cidade, mas também buscou o desenvolvimento da região. A Amnap avançou politicamente nos últimos anos?

Gilmar – Politicamente a região não teve avanços, porém, está se desenvolvendo. A Alta Paulista só será forte se todas as cidades crescerem, não apenas uma ou outra. Só conseguiremos serem atendidos pelos governos estadual e federal se tivermos união.

Apesar de não haver uma evolução política, estamos nos desenvolvendo economicamente. A região está mais forte, embora alguns dos progressos sejam individuais.

Uma conquista importante será a duplicação da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Além de melhorar a condição de tráfego da via, o investimento traz consequências positivas, como para nossa cidade. Parapuã foi escolhida para receber a estrutura da construtora responsável pela obra, e isso já reflete na geração de empregos e aquecimento do comércio e serviços no Município.

IMPACTO – Qual sua mensagem para população neste momento de pandemia?

Gilmar – Como disse é um momento complicado para todos. Cada um foi atingido de alguma forma por esta doença. Porém, estamos conseguindo superar este momento. Os empregos não foram tão afetados em nossa cidade, por exemplo. Precisamos ter esperança de que isso vai passar, logo sairá a vacina que protegerá a todos, o controle da pandemia para que possamos pensar na parte econômica. Boto fé de que vai passar logo. E como todo brasileiro otimista, iremos nos levantar ainda mais fortes.

OBRAS ENTREGUES NA GESTÃO

- Construção de três classes na escola Zizi Pereira de Souza

- Reforma da escola da Vila Santa Helena

- Centro de Zoonoses

- Galeria da Rua Pará ao lado do PSF Dr. Jader

- Reforma do PSF Jader

- Galeria da Avenida São Paulo

- Vicinal da Estrada Vitória

- Construção de Pista de Caminhada

- Reforma do Parapuã Piscina Clube

- Construção de cancha de bocha

- Construção da Cozinha Piloto

- Conclusão da creche Pequeno Príncipe

- Conclusão do CCI

- Reforma da antiga rodoviária

- Reforma do campinho do Clube da Piscina

- Início da reforma do estádio municipal

- Término da calçada da Avenida São Paulo

- Plantio de mais de 40 mil árvores

- Pavimentação dos bairros Santo Antônio e São Francisco

- Mais de 100 quadras de recapeamento asfáltico

- Veículos para saúde e educação

- Reforma de pontes rurais

- Medicamentos e equipamentos para saúde

- AVCB de prédios públicos

- Construção de muro de contenção com gabião na rua Paraná e recape na quadra aonde foi realizado o serviço.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular