'Colágeno é fundamental para a saúde das articulações e a alimentação é a principal fonte', diz o Dr. Fábio Pinto

15/05/2018 07h57 É importante incluir no cardápio com frequência alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, frango, peixes e ovos.
Redação - Marielli Galheira, Osvaldo Cruz - SP
'Colágeno é fundamental para a saúde das articulações e a alimentação é a principal fonte', diz o Dr. Fábio Pinto .

Proteger as articulações desde jovem é muito importante para chegar à idade adulta com vitalidade e disposição. Isso porque o desgaste neste mecanismo que permite a movimentação de todo o corpo (joelhos, tornozelos, mãos, pés, coluna, ombros, punhos, quadril, cotovelo e mandíbula) é lento e gradual, ficando mais evidente na velhice, e o colágeno tem papel fundamental nesse processo.

Segundo o ortopedista e traumatologista, Dr. Fábio José Martins Pinto, o colágeno é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular, tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos, permitindo a execução dos movimentos do corpo. Sem as cartilagens articulares, ocorreria atrito entre os ossos dificultando a movimentação e causando desgastes.

O colágeno atua como uma malha de sustentação, retendo as demais substâncias existentes dentro da cartilagem. Por isso, é preciso incluir no cardápio com frequência alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, frango, peixes e ovos, que são a principal fonte de colágeno. Já vegetais como soja, feijão, lentilha e grão de bico, apesar de não serem fonte diretas de colágeno, são fontes de proteínas que contribuem para a formação dessa substância.

Para mais informações ou consulta, o Dr. Fábio José Martins Pinto atende no Centro Especializado "Lico Schieffer", na Rua: Rotary nº 15 - Osvaldo Cruz - SP, telefone: (18) 3528-3271.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular